Agora o quarto jogo vai ser....

Jogo da vida (jogo de tabuleiro)
É um jogo de tabuleiro clássico da Estrela recomendado para pessoas a partir dos nove anos e para jogar de 2 a 8 jogadores, cada um por si. O seu slogan é: "uma disputa emocionante em busca do sucesso".
Os direitos autorais do jogo pertencem à Hasbro International, Inc., USA de 1992 e o jogo é de autoria de Milton Bradley e Reuben Klamer.
Ao longo do tempo, a cada nova edição, o design do tabuleiro e de algumas peças foi mudando, mas as regras e a disposição das casas no tabuleiro permaneceram praticamente as mesmas.
O jogo fez parte da infância de milhares de brasileiros da geração anos 80 e muita gente ainda possui o jogo guardado até os dias de hoje. Algumas variações nas regras muitas vezes são combinadas com os jogadores antes da partida.
Notas e Cartões de Riqueza
O jogo possui algumas notas evidentemente sem valor real ilustrando:
- 50 notas de $1.000, 50 de $5.000, 50 de $10.000, 70 de $20.000, 70 de $50.000 e 70 de $100.000, totalizando 360 notas.
- 21 notas promissórias de $20.000;
- 8 "certificados de ações";
- 8 seguros de casa;
- 8 seguros de carro;
- 8 seguros de vida.
24 cartões de riquezas, divididos em três tipos: Dividindo os Lucros, Dividindo as Despesas e Cartão de Isenção, melhor explicados nas regras a seguir.
- Obs.: O texto foi inspirado nas regras originais.
O fluxo de sentido único deve ser seguido no tabuleiro seguindo estas regras:
- Sempre que o jogador PARAR num espaço AMARELO, LARANJA, VERDE ou VERMELHO, ou PASSAR por qualquer espaço VERMELHO, ele é obrigado a ler e cumprir as instruções da lacuna. Exceto para o espaço DIPLOMA UNIVERSITÁRIO explicado a seguir.
- Quando PARAR ou PASSAR pelos espaços BRANCOS ele pode opcionalmente cumprir ou não as ordens da lacuna.
Antes de começar o jogo, o jogador deve escolher uma das bifurcações:
- O caminho dos NEGÓCIOS: mais curto (mais rápido) e com um salário de $12.000 OU
- O caminho da UNIVERSIDADE: mais longo (mais demorado), com o salário de acordo com o espaço amarelo em que ele parar. Se ele não parar em nenhum dos espaços com as profissões receberá automaticamente o salário base de DIPLOMA UNIVERSITÁRIO, de $16.000.
- O "banqueiro" distribui para cada jogador um carro com um pino (azul masculino e rosa feminino), uma nota de $5.000, cinco notas de $1.000 e um "Cartão de Riqueza". O "Cartão de Riqueza" sempre é o primeiro do topo da pilha.
- Todos os jogadores devem girar a roleta e quem tirar o número mais alto começa o jogo. Em caso de empate a roleta deve ser rodada novamente.
- O primeiro jogador coloca seu carro na lacuna indicada por SAÍDA e decide a bifurcação que irá seguir e se quer ou não comprar o seguro do carro. A roleta deve ser girada e o número sorteado indica quantos espaços ele deve andar. Os espaços ocupados devem ser contados e se ele parar numa lacuna que já estiver ocupada, ele deve continuar com seu carro até o próximo espaço livre.
Ganhador
Se ninguém se tornar MAGNATA antes, o jogo termina quando o último jogador for à FALÊNCIA ou ficar MILIONÁRIO. Todos os jogadores, então, devem contar seu dinheiro. As ações valem $120.000 e o seguro de vida $8.000. O MILIONÁRIO que tiver mais dinheiro ganha o JOGO DA VIDA.
Não existe nenhum estudo profundo sobre qual a melhor estratégia deste jogo. Mas há alguns fatos simples de deduzir:
- É preciso ter muita sorte para ganhar.
- Apostar na roleta na vez do outro jogador é uma forma de fazer dinheiro rápido se você for sortudo. Estatisticamente, a roleta paga 10 para 10, ou 100%, i. e., a longo prazo você "ficaria na mesma". Para se ter uma idéia, o jogo de roleta de um cassino paga em torno de 97,3%. Uma máquina de video bingo paga em torno de 93~97% e uma máquina caça-níquel de boteco paga em torno de 70%. Isso significa que apostar na roleta na vez de outro jogador, probabilisticamente não dá lucro nem prejuízo.
- É vantagem comprar todos os seguros possíveis.
O jogo é carregado de preconceitos em suas lacunas, principalmente em assuntos relacionados a carreira profissional. Por exemplo, ao "ir à falência", ou seja, perder o jogo, na lacuna está escrito: "Você foi à falência. Vá morar numa fazenda e se aposentar como filósofo". Já ao ganhar, você torna-se um "milionário".
Para as crianças, o jogo estimula a concentração, solução de problemas, estratégia, negociação, compromisso e noções de valores e dinheiro.[1]
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